Comprei-o esta manhã a um jovem rapaz que os acarretava debaixo do braço juntamente com um molho de pensos rápidos, caminhando pela avenida fora. Havia-o fitado ainda a distância, de médio porte, cabelo russo, interpelando os demais transeuntes que pululavam pela Av. Francisco Sá Carneiro em dia de mercado. Pelo que já ia com ela fisgada, de me esquivar deste tipo de peditório, de resto, uma questão de atitude que mantenho para com este género de campanhas, desde que um outro, pedindo por uma outra causa ou instituição qualquer havia sido extremamente mal educado para com a minha cara-metade, que se recusará em participar." Aí coitada! tenho de ir pedir tabém para a senhora..." respondeu-lhe ele com muito mau modo.

 

E já  de pé atrás para me  desviar do dito cujo antes que me visse, a perspicácia de quem anda nisto certamente a algum tempo apanhou-me, duplamente desprevenido. Ofereceu-me o Almanaque que já procurava a mais de um ano, o mítico Borda de Água e com pena de não ter conseguido o de 2009, agarrei logo este para o ano de 2010, não que lhe dê muita importância, mas acho de certo modo castiço, e respeito a acertividade da ciência que este compendio contêm, e que se mantem regular até aos anos de hoje, sendo o guia ainda de gerações, nomeadamente as ligadas as sementeiras, e não só. Uma familiar minha procurava precisamente naquela altura consulta-lo para verificar algo relacionado com as fases da lua e o seu estágio de gravidez, mas paciência, este é de 2010 e só lhe servirá se engravidar novamente para o ano que vêm...

 

Fiquei então com ele a troco de algumas moedas a mais do que o seu 1,50€ que depositei na palma da mão rogosa do jovem agradecido, e logo me bateu na ideia, que já fora numa abordagem parecida que havia conseguido a edição de 2008 que exebia todo satisfeito aqui.

Lembrei-me do Fradique Gouveia Pinto, que frequentemente por aqui passa em "campanhas" identicas e facilmente me convenceu a ficar com alguns livros de poesia de sua autoria e um de poesias populares. Há ainda um rapaz alto, mulato, que traz sempre uns brindes todos catitas para ofertas, a Deficitprodut, Instituição de solidariedade no Porto, com artigos em pele de excelente qualidade fabricados por funcionários que padecem de alguma deficiencia e passam já à vários anos,  ou o Luppus, um jovem Romeno e sua filha, que um dia me apareceu no estúdio quase a súplicar para o deixar trabalhar, que limpava as vidraças a troco do que lhe quisessem oferecer, e desde então tem voltado da zona de Aveiro para aqui, de tempos em tempos, a fazer por aqui a sua volta.

 

Não faz parte do meu feitio andar a bater no peito divulgando as esmolas (passe a expressão) que dou. A questão é que, aversão mesmo, tenho quando me oferecem autocolantes...

 

Agora vou alí ver o que o Borda de Água me reserva para 2010, e já venho.

PS: Parece que as luas não foram as certas nos dias de jogo da nossa Selecção, e então não vamos ao Mundial 2010. ;-) O Queiroz é que devia consultar este almanaque.

por MrCosmos | link do post
Eu gosto dos Almanaques. Tinha praticamente toda uma colecão. Mas já contei aqui como perdi muitos arquivos aquando duma inundação.

Não sei se estamos a falar dos mesmos. Mas nos que eu tinha havia imensos proverbios populares. E que me ajudaram muito para traduções dos mesmos provérbios.

A Lua : É verdade já não há "Lunares". Ou ainda haverá ? Na minha vida só vi e follhiei um. Datava do século XVIII.

Mas isto não têm nada a haver com a Selecção . Que por acaso não é minha ! Se selecção houvesse eu seria mais seleção ou selection.

É verdade que não é bonito anunciar as esmolas que se dão. Mas talvez dar esmola seja uma maneira de alcançar o paraíso, lavando os pecados feitos cá em baixo.

Mas aceitar pagar mais impostos ( para quem pode e deve ) e aceitar poluir menos talvez seja uma esmola mais eficaz hoje em dia.

Não por acaso reis e duques mandavam construir pontes para que os pregrinos pudessem, fossem eles Portugueses, melhor dizendo mulatos, ou outros irmãos, fazer o caminho sem resfriados. Não ter que molhar os pés. É que os pés não são as mãos. Lavo as minhas mãos não significa lavo os meus pés.

Assim, nasceu a pregrinação a Santiago de Compostela. Viajar em boas condições, ou seja, sem ter que molhar os pés.

Meio a brincar, meio a sério : É assim que Jean Delumeau explica a quantidade de pontes construidas durante a Idade Média.

E Viva o Porto !



PortoMaravilha a 28 de Agosto de 2009 às 23:52
:@ "A Tua Seleção"

Ora aqui está um assunto que discordo de ti. O Acordo ortográfico.
Não me oponho a aderir, e até concordo que faça falta um acordo ortografico.

Mas no caso Português (penso que na tua linha de conta deste assunto, ponderas questões "estra-tugas", mais globais) no caso Português não posso concordar com este acordo ortográfico, em que os detentores da lingua Matriz, se prostituem em soldo do interesse, mais abrangente, Brasileiro.

Estamos a vender a alma (ao diabo?) !

Roger...
MrCosmos a 29 de Agosto de 2009 às 13:41
Eu quando escrevi o meu comentário estava a quer dizer o seguinte :

A selecção Portuguesa é me indeferente como qualquer outra selecção. ( Para brincar : Já a seleção do Porto é gostosa ).

E isto desde décadas.

No meio desta indeferença daria destaque a duas a Brasileira e a Francesa. Trouxeram algo de novo quer no futebol quer na sociedade à qual pertencem. E, logo, à aldeia global.

Quanto ao acordo ortográfico, talvez por estar bem dentro do assunto, sou a favor. É absurdo ver petições de certos pseudo intelectuais Portugueses que pedem que a língua Portuguesa seja considerada nos bancos Espanhóis uma só ( a nível dos distribuidores , não haja a referência Brasileiro) , a nível da ONU uma só língua e que depois venham cantar que não é a mesma língua.

Portugal já não é império !

Ou o pai compreende que o filho lhe poderá dar muito ou, então, será esquecido. Tanto mais que os netos ( Angola , Cabo verde ...) estão bem pertinho do pai e não do avô.

O grande problema foi que se deixou o assunto aos políticos que não deixaram trabalhar os linguistas que já tinham tudo pronto.

É extraordinario observar como os politicos Portugueses têm capacidade para escrever e julgar sobre todas as coisas.

A reforma ortografica de 1942 nada alterou.

Se queres posso trazer aqui textos de Fernando Pessoa escritos antes de 42 e a sua actual transcrição. Explicar-me-ás o que mudou nos poemas.

A grafia não é mais que convenção. Houve razão em 42 em transformar o ph em f ou não ? Perdeu-se a matriz, perdeu-se a memória ?

Numa língua não há matriz quanto aos símbolos ou letras que transcrevem os sons. Porque não regressar ao galaico-português ?

Se matriz há, esta existe quanto ao tempos verbais que melhor nos permitem de entender a duração. O entendimento do que é o tempo. E nem todas as línguas têm os mesmos tempo verbais.

A evolução da língua é em função do número de falantes. Ora, quer se queira ou não, o Brasil têm 200 milhões de habitantes e de falantes.

Há também a estratégia comercial : A cultural Brasileira passa muito melhor que a Portuguesa.

E não deixa de ser engraçado que os Brasileiros revendiquem a sua língua como Portuguesa. Até quando ?

Talvez o filho respeite mais o pai que o pai respeite o filho.

Voltarei sobre o assunto.

E Viva o Porto !

PortoMaravilha a 29 de Agosto de 2009 às 21:09
Este teu comentário Paulo silva não me supreende mesmo nada.
Passo a explicar:O paulo silva é muito humano para deixar passar de lado uma questão destas de poder ajudar uma causa ao qual estou completamente solidário contigo.
Continua assim que nunca mudes porque tambem sei que não sabes ser diferente.
O borda de água é muito util e o trabalho dos dificientes do Porto é de notar com muito valor.
Abraço do cunhado Lourenço.
Lourenço Moreira a 30 de Agosto de 2009 às 01:32
Eu já desisti de comprar o Borda d'Água e fui directamente à fonte. Para quem não sabe as previsões feitas pelo Borda d'Água são feitas utilizando um livro do século XVIII chamado Lunário Perpétuo. Ainda à venda por essas papelarias fora embora provavelmente seja necessário fazer encomenda.
S.C. a 30 de Agosto de 2009 às 21:39
Ena ena, muito nos contas!
Vantajens da sabedoria serrana.

Ab, e boa semana!
MrCosmos a 30 de Agosto de 2009 às 22:37

foto perfil.jpg

pauloc.jeronimo@gmail.com

pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D

2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

Controle de invasão ET
comentários recentes
Merci pour le partagehttp://boomlasers.alzawaia.co...
Hand ball is actually a nice game to watch. I firs...
Children are not good with lies. They doesnt know ...
Woww!!! I am glad you have shared this old picture...
Alors, dit-il,Au Revoir ! , dit-elle. Alexandre O'...
Jovem, apesoado, dotado, submisso, procura homem d...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
nice work, I can see your point, I can't agree wit...
.